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O CDO e a monetização de dados: quais habilidades e experiências esse(a) profissional precisa ter?

Todas as empresas, assim como a sua, geram e armazenam dados. No entanto, muitas ainda não entendem como a utilização adequada desses dados é capaz de melhorar a tomada de decisão, desenvolvimento de inovações e até a monetização deles.  

 

Porém, isso vai exigir uma grande mudança de mindset e a liderança deverá olhar, não mais somente para um ativo tradicional, mas também para as informações geradas em ambientes virtuais e como elas podem ser estruturadas e interpretadas para embasar a criação de novos produtos, serviços, o aumento de receita e até mesmo a melhoria da gestão da equipe. 

 

Alguns exemplos de monetização que podemos citar são: 

 

  • Fidelizar o cliente ao oferecer cupons de desconto em uma compra recorrente; 
  • Analisar o histórico de atendimento ao cliente para entender como converter a taxa de insatisfação; 
  • Avaliar o desempenho dos colaboradores para criar um plano de carreira. 

 

Ao longo deste artigo, feito com base em entrevista com o nosso sócio Guilherme Spironelli, especialista em tecnologia e startups, buscamos detalhar um pouco mais o perfil e as habilidades necessárias por nossos clientes nesses profissionais.   

 

Antes, vale recapitular – O que é a monetização de dados.  

 

O que é monetização de dados? 

Em poucas palavras, a monetização de dados é uma forma de encontrar benefícios econômicos quantificáveis para a empresa a partir do uso de dados. 

 

Para isso acontecer, é preciso definir os objetivos e traçar as estratégias dessa jornada. Alguns exemplos de monetização de dados são, segundo a consultoria KPMG: 

 

  • Encontrar gargalos financeiros da empresa; 
  • Analisar o comportamento dos consumidores; 
  • Criar outras fontes de receita além da principal; 
  • Desenvolver novos modelos de negócios; 
  • Inovação e soluções para empresas e sociedade.  

 

Veja o exemplo das operadoras de telecomunicações. Se antes elas eram vistas apenas como provedoras de telefonia e internet, hoje elas contam com serviços de score de crédito, crédito financeiro, entre outros. 

 

Por que monetizar os dados?

Monetizar os dados é uma forma de ter de volta o investimento feito nas áreas de tecnologia e segurança da informação, além de poder apoiar na redução de custos de produção, aumentar o desempenho de vendas e/ou desenvolver novas formas de venda. 

 

O que empresas de todos os setores buscam em um CDO?

A utilização e monetização de dados é um esforço que exige a participação de diversas frentes da companhia, mas a figura do(a) “Chief Data Officer – CDO” é a mais importante nessa transformação, estes precisam ser capacitados(as) e se mostrarem verdadeiros entusiastas na análise de dados. 

 

Abaixo, confira 5 características frequentemente presentes nos briefings de seleção de CDOs de nossos clientes.  

 

 

1 – Liderança inclusiva, criativa e com mindset digital: 

Essa estratégia de inovação e transformação vai exigir um mindset digital. Nesse sentido, líderes com afinidade em tecnologia e inovação conseguem trabalhar  para criar e propor novos modelos de negócio. São líderes visionários que conseguem motivar a equipe nessa jornada de inovação, capacitando e fomentando a criatividade dos colaboradores mantendo-os sempre atualizados nas principais ferramentas tecnológicas. Assim, além de conseguir implementar novos processos, esses líderes conseguem manter a produtividade da equipe, mas sem renunciar à qualidade de vida.  

 

2 – Visão analítica para definição do modelo de negócio: 

É necessário ter a capacidade de pensar no consumidor; quais são as dores desse cliente? qual valor e percepção ele tem da sua empresa? E ao mesmo tempo, entender quais as dores internas da empresa e de seus diferentes setores? 

Após esse primeiro estudo, ficará mais fácil de definir como os dados irão fornecer informações que ajudem a inovar e consequentemente gerar receita.   

 

 3 – Capacidade de liderar projetos de refinação e estruturação de dados:  

O processo de monetização de dados, vai além de armazená-los e vendê-los. Existe uma etapa intermediária e crucial do projeto que é a organização e estruturação deles. No entanto, esta é uma das etapas mais morosas em termos operacionais e exigem uma capacidade de liderança e engajamento diferenciados para com o time, além da capacidade de interlocução com stakeholders estratégicos, pois, é uma fase que exige investimento de tempo e dinheiro, sem retornos imediatos e tangíveis.  

 

4 – Conhecimento avançado em segurança da informação:  

O CDO precisa ter certeza de que todo o processo de retenção de dados esteja em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e outras regulações. Além disso, precisa acompanhar a criação de políticas, protocolos de segurança e definir os responsáveis e níveis de acesso que eles terão à base.  

 

5 – Conhecer as soluções tecnológicas disponíveis no mercado: 

É preciso saber qual a tecnologia de gerenciamento de dados é a mais indicada para cada modelo de negócio. Não é tão simples quanto adotar a que todos estão contratando, é preciso entender quais os recursos e benefícios que a sua empresa busca em uma solução e decidir por aquela que atende as demandas. 

 

 

Através das nossas áreas de Executive Search e Boards Services a EXEC pode apoiar sua empresa na seleção de executivos (as) e conselheiros (as) preparados para tais desafios. Já nossa área de Leadership Advisory, possui um assessment da liderança digital que avalia o seu quadro atual de liderança e te apoia na construção de uma jornada de desenvolvimento, além dos projetos em jornadas de cultura.  

 

Saiba mais sobre nossos serviços e solicite uma proposta. 

 

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