Blog

As notícias sobre a EXEC e tudo que é tendência no segmento você encontra por aqui.

A importância da diligência do capital humano para o sucesso em um M&A

Você já teve que promover alguém na sua empresa e não estava segura(o) do quão consolidadas estavam as competências dessa pessoa? Precisou de um olhar técnico e imparcial para lhe dar um parecer sobre o potencial daquele indivíduo? Pois é! O olhar de um consultor capaz de identificar as fortalezas, pontos de atenção e o nível das competências de um(a) executivo(a) é fundamental e, para isso, existe uma metodologia já usual no mercado conhecida como assessment, cujo termo significa avaliação, em inglês.

 

Trata-se de um processo sistematizado que reúne um conjunto de técnicas e aplicação de ferramentas que, a partir de uma análise dos comportamentos observáveis, permitem identificar as competências e o potencial de um profissional.​ Como resultado, fornece uma visão panorâmica do colaborador, seus aspectos positivos e pontos a desenvolver, apoiando a empresa na tomada de decisões com relação à pessoa.

 

Bom, é compreensível a sua aplicação no mundo corporativo. Mas e para os fundos de venture capital e private equity que estão no processo de diligência de um ativo? E para aquelas situações em que não estão certos dos comportamentos esperados sobre os empreendedores com os quais se envolverão? É nessa hora que entra em cena o assessment dos empreendedores. Uma espécie de diligência do capital humano. Em linhas gerais, aplicam-se ferramentas capazes de predizer o comportamento das pessoas em diferentes circunstâncias. Em última instância, pode-se prever o desempenho do indivíduo no ambiente de trabalho.

 

Dentre tudo que se faz no processo de avaliação de uma empresa, tais como contratação de advogados, consultorias estratégicas, bancos etc, a avaliação de empresários não fica para trás em termos de importância. Muito pelo contrário. Enquanto um se aprofunda em detalhes do passado, como uma espécie de fotografia, o outro prediz comportamento, olhando para o futuro, projetando o empreendedor em situações distintas e suas possíveis (e prováveis) reações. Sendo o fundo controlador ou minoritário, a aplicação do processo é a mesma.

 

O destaque é dado àquelas situações em que a permanência do fundador se dá por um prazo maior, ocasiões em que a sua representação torna-se ainda mais relevante. O earn-out, por exemplo, é feito para ser executado. Mesmo nos cenários em que o fundo não tem a maioria das ações, conhecer o empresário ou a empresária em uma esfera ainda oculta, diminui a chance do investidor perder dinheiro.

 

Não há pretensão de que esse seja um fator determinante na decisão do investidor, mas certamente é um elemento a mais no processo decisório e mais; é também um fator de conhecimento que contribui, e muito, na estratégia de como lidar com os empreendedores em momentos distintos como aqueles que sugerem maior nível de estresse ou mesmo em situações rotineiras.

 

Também pode ser observado o apetite para o crescimento, o quão aberto (ou avesso) ao risco são, dentre outros aspectos. Além disso, a metodologia aplicada identifica quais são os valores daquele empreendedor ou empreendedora e qual ambiente espera construir com a entrada de um novo acionista. Ainda que não estejamos falando de um assessment de cultura, que é outro ponto crucial, a ‘leitura’ do dono do negócio sugere uma ideia do que é a cultura daquela empresa, fator decisivo para o sucesso do negócio no longo prazo.

 

A chegada de um sócio nunca é algo trivial. Espera-se que a melhor relação seja estabelecida e que ela vigore enquanto a parceria durar. No entanto, mitigar risco conhecendo características e comportamentos esperados pode ajudar na hora de avançar para um relacionamento de longo prazo. Para concluir o raciocínio, vale uma reflexão: quanto custa um M&A mal-sucedido?

 

Ricardo Welikson, sócio da EXEC com especialidade em Real Estate, Infraestrutura, Educação, Logística e Private Equity.

 

  • Imprensa:

Revista Empresários

Últimas notícias

Receba as novidades
em seu e-mail

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade