Confira sete dicas fundamentais para implantar uma cultura digital na sua empresa

Cintia Bortotto - Sócia da EXEC

Confira sete dicas fundamentais para implantar uma cultura digital na sua empresa

A tecnologia é, sem dúvida, uma das ferramentas mais importantes para as empresas modernas, e a transformação digital é o meio pelo qual as organizações poderão alavancá-la em todo o seu potencial.
A mudança de cultura e tudo que ela impacta dentro de uma companhia pode ser um dos principais desafios para as empresas, pois pode haver resistência por parte dos colaboradores à mudança em torno de novos processos e maneiras de trabalhar.

Atenta a esse novo momento de transformação, a área de Leadership Advisory da EXEC criou uma solução de Assessment de Cultura/ Valores Digitais, responsável pelo mapeamento preciso da cultura nas empresas, realizado através da metodologia de Richard Barret que reflete os valores que as pessoas enxergam na cultura atual e o que desejam mudar, além de questionar se o que é valorizado de fato sustenta a visão da empresa, ou se o que é externado, precisa deixar de fazer para cultura.

A EXEC, a partir dos indicadores pontuados no assessment de cultura, promove a reunião com o CEO e demais C-levels e agentes transformadores da cultura da empresa para entender a visão destas organizações. O assessment cultural é feito online e os resultados são pragmáticos. A partir disso, os conteúdos – resultados quantitativos e qualitativos - são apresentados às empresas para discussão, reflexão e muitas vezes provoca as organizações no impasse de querer a transformação digital, mas com valores atuais que em nada se assemelham aos que a tem como, por exemplo: valores de colaboração, inovação e coragem. Quando isto acontece, a EXEC propõe caminhos, além de instigar a liderança para a tomada de decisão rumo à transformação digital, podendo, inclusive, fomentar esta cultura digital com soluções como aplicar o assessment de competências do Líder Digital, assessment específico para esta finalidade, implementado junto aos grupos de liderança.

Portanto, vale a reflexão, será que as empresas e os grupos de liderança que buscam ser digitais estão realmente preparados para essa transformação? O que as empresas têm feito para mudar a cultura atual para se tornar verdadeiramente digitais? A EXEC traz algumas orientações importantes para promover esta mudança:

 

  • Faça um bom assessment da cultura atual e da desejada. Saber onde está e onde se quer chegar pode ser um bom começo;

  • Prepare o mindset da liderança, saber o que eles têm de fortaleza para esse processo e o que precisam melhorar pode acelerar a mudança;

  • Crie uma organização que valorize o aprendizado contínuo e ativo, vivencie o lifelong learning;

  • Estimule a cultura do erro, para inovar é necessário tentar coisas novas, dessa forma o erro ocorrerá, não fuja dele;

  • Colabore, crie um ambiente no qual a cocriação seja vivenciada no dia a dia;

  • Reconheça as pessoas que tenham capacidade de lidar com a complexidade, tanto para entender o ambiente VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity, Ambiguity) como para resolver problemas e propor soluções;

  • Implemente metodologias ágeis, tanto quanto for possível, squads multidisciplinares podem acelerar a cultura digital, principalmente se forem vinculadas às estratégias de implementação de novas tecnologias.