Indústria de alimentos movimenta as contratações no alto escalão

Como avaliar as competências de um líder digital?

Mariana Villalva - Sócia da EXEC

É indiscutível que vivemos uma profunda mudança cultural e tecnológica, a qual afeta profundamente as empresas e suas lideranças.

Além disso, devido à pandemia, podemos afirmar que avançamos, nos últimos meses, aproximadamente três anos no que diz respeito ao uso de soluções digitais, seja no trabalho ou na vida cotidiana.

Adiantando-se a esta mudança, a área de Leadership Advisory da EXEC criou, há dois anos, uma avaliação pioneira batizada de Assessment 4.0® que avalia 8 diferentes habilidades formando a competência Digital Mindset ou Consciência Digital, em português. A análise é feita por meio de um teste exclusivo desenvolvido por uma consultoria espanhola e tropicalizado pela EXEC para a cultura brasileira, e de uma entrevista presencial realizada por um sócio altamente especialista no tema.

No entanto, isso não foi suficiente para a nossa consultoria que tem um forte perfil de inovação. As transformações recentes despertaram na EXEC a necessidade de trabalhar na evolução do Assessment 4.0®, lançando uma nova solução: o Assessment de Competências do Líder Digital. Mais completo e profundo, além de incorporar os elementos trazidos pelo digital mindset, este novo programa avalia cerca de 12 competências consideradas essenciais para lideranças das empresas no Mundo VUCA. A avaliação é realizada por meio de entrevista e um questionário 360º construído com base, especificamente, nas competências digitais. A consultoria também pode utilizar outras ferramentas de perfil (online) para complementar o Assessment.  

Foi mergulhando em estudos de organizações respeitadas como Gartner, Mckinsey, Fórum Econômico Mundial e Singularity, e na sua experiência em processos de Transformação Digital, como Executiva de RH de grandes organizações, que a nossa sócia Cíntia Bortotto desenvolveu esta nova avaliação.

Apesar de parecerem comuns, competências como Coragem, Liderança Ágil e Adaptabilidade, as quais são avaliadas neste Assessment, não são tão simples de serem estimuladas e, se não houver um diagnóstico a respeito que identifique a presença - ou necessidade de desenvolvimento - de tais competências, mais difícil será para as empresas constatarem se suas lideranças estão ou não preparadas para promover ou vivenciar as atuais mudanças.

Considerando o cenário atual, em que algumas estruturas estão operando de forma remota por meio de plataformas digitais, a demanda pelo Assessment de Competências do Líder Digital vem atraindo o interesse de companhias dos mais diversos setores, levando nossa consultoria a construir então novas ferramentas.

Ou seja, as constantes mudanças do mercado, significam inovações para a EXEC!

Para conhecer mais esses e outros serviços desenvolvidos pela área de Leadership Advisory da EXEC, eu te convido a visitar a nossa nova página que apresenta diversas soluções digitais e humanas e organizacionais para empresas e indivíduos. Confira!

Mariana Villalva, Sócia da EXEC

 

https://www.youtube.com/watch?v=gvDj5fTDXeM