A Força do Interior

Fabio Cassab - Sócio da EXEC

O ano de 2019 foi excepcional para a EXEC no interior do país. Tivemos um crescimento de 22% em relação a 2018 no volume de contratações, e, de forma geral, uma significativa melhora na oferta de soluções completas para o RH, indo muito além da seleção de executivos.

A Região Metropolitana de Campinas (RMC), que concentra 19 municípios, respondeu por 25% do total dos projetos de recrutamento que conduzimos no período. Outras regiões do interior de São Paulo, com destaque para o Vale do Paraíba, regiões de Sorocaba e Jundiaí, acumularam 15% do total. Projetos nas regiões Norte e Nordeste responderam por 5% do total.

Embora a RMC represente a maior concentração de nossos projetos, tendo em vista a força da economia na região, para 2020 planejamos pulverizar nossa atuação pelo interior do país, sobretudo ganhando espaço em outras regiões do estado de São Paulo.

Se a exploração de novas fronteiras de negócios pela EXEC foi inicialmente estimulada pelo agronegócio, outros segmentos como o varejo, que apresentou uma boa retomada no ano passado, também tem contribuído para este cenário. Merecem destaques, ainda, os significativos volumes de projetos gerados pelo segmento automotivo e autopeças, assim como da área de tecnologia.

Para 2020, esperamos que o agronegócio deva continuar forte, pois é um setor menos afetado por questões macroeconômicas. Apostamos, ainda, em um fortalecimento da construção civil, por conta da retomada de investimentos da indústria e do crédito para o setor imobiliário. Além disso, setores correlatos, como máquinas e equipamentos, também devem oferecer boas oportunidades em novos projetos ao longo deste ano. Tecnologia também deve continuar em evidência.

Se os cargos mais procurados em 2019 foram para a área comercial, tanto posições para desenvolvimento de negócios quanto para gestão, para 2020, vemos espaço para posições na área de TI (CTO, CDO, CIO), RH, além de operações e logística.

Não podemos deixar de destacar que, por trás do desafio de tornar a EXEC, a consultoria de maior relevância em operação no interior do país, está também a nossa capacidade de oferecer soluções completas para o RH das empresas. Temos oferecido com bastante sucesso programas focados em desenvolvimento de liderança, gestão de cultura e transformação cultural, assessment e, até mesmo, atuado na estruturação de conselhos consultivos.

A transformação digital, em especial, vem demandando um grande esforço das empresas e dos profissionais do interior na capacidade de conduzir as mudanças necessárias ao desenvolvimento de seus negócios.

O reconhecimento de todo este trabalho vem aparecendo não apenas nos nossos números, mas no volume significativo de empresas locais e familiares que hoje anseiam em contar com ferramentas e processos mais profissionalizados para o RH. Muitas destas empresas, inclusive, tiveram o primeiro contato com essa nova realidade por meio da EXEC.

Atuar nas multinacionais e nas grandes empresas nacionais com presença no interior é inegavelmente essencial para o sucesso da marca EXEC no interior, mas entender a linguagem, as necessidades e desafios das empresas locais, assim como pensam os líderes regionais, tem sido parte fundamental do nosso esforço de compreender a verdadeira força do interior.

Fabio Cassab, Sócio da EXEC

Empresas no Interior de SP