Perspectiva Exec - 2020

Perspectivas para 2020

André Freire - Sócio Diretor da EXEC

2020, um ano de otimismo e grandes desafios para a EXEC

O desempenho tímido, mas constante da economia em 2019 nos permitiu começar o ano de 2020 mais otimistas que nos anos anteriores. As variações crescentes do PIB fizeram com que os bancos e as agências de classificação de risco projetassem um crescimento que varia de 2,5% a 2,8% neste ano. Em vista dos últimos 4 anos, não nos parece nada mal, muito pelo contrário!

A entrada de novos investimentos na nossa economia, associada à uma melhora na renda da população, deve também impactar positivamente a criação de novas vagas no alto escalão. Posições para comandar projetos de expansão e conduzir processos de transformação digital nas corporações devem alavancar as buscas por profissionais qualificados e capazes de atender estas demandas.

A EXEC prevê um crescimento superior a 30% no volume de posições trabalhadas em 2020, em relação a 2019 e para isso aumentou e capacitou seu time de sócios para seguir oferecendo a mesma qualidade de sempre, mesmo com o aumento significativo da demanda. Devemos ter um volume maior este ano de novas vagas no comparativo com substituição, o que é um claro sinal de retomada na economia.

Setores como bens de consumo, varejo, saúde, educação, energia, tecnologia e o agronegócio devem se destacar entre os que mais devem gerar demandas para criação de novas vagas. São estes mesmos setores, ainda, que devem realizar também o maior volume de substituição de profissionais, ou seja, quem não estiver preparado para os desafios de 2020 poderá ser substituído.

As perspectivas mais otimistas para a economia devem impactar também nas outras divisões de serviços da EXEC. Em Leadership Advisory mais do que dobramos o volume de novos projetos em 2019. A EXEC constituiu um dos times mais experientes do mercado brasileiro e em uma velocidade surpreendente já estamos fazendo a diferença no dia a dia de dezenas de organizações - dos mais variados portes, perfis e setores - estruturando programas de assessment, desenvolvimento de liderança, planejamento estratégico, remuneração, consultoria, coaching, entre outras ferramentas. Nossas ferramentas de cultura tem sido muito demandadas pelo mercado, tendência que deve aumentar em 2020.

Por fim, para 2020 esperamos seguir avançando com a nossa divisão de Board Services. Entre as consultorias de Executive Search, somos pioneiros em um programa estruturado para empresas familiares visando a composição de conselhos consultivos para organizações que buscam melhorar o nível de governança visando captação de investimentos, fusões ou mesmos a profissionalização da gestão. Desde 2017 desenvolvemos do zero mais de 20 Conselhos e colocamos nessas posições por volta de 80 executivos de C-Level.

Estamos muito otimistas com esse ano, acreditando que será transformador para diversas organizações e executivos!

André Freire, Sócio-Diretor da EXEC

Board Services:Executive Search e Conselho Consultivo