O que você precisa saber sobre o Coaching?

 André Freire - Sócio-Direitor da EXEC

Parte essencial da sua divisão de Leadership Adivisory, o trabalho de Coaching realizado pela EXEC se diferencia no mercado por apresentar três tipos de abordagens: o Coaching Executivo, o Coaching de Carreira e o Coaching Digital.

O primeiro deles, o Coaching Executivo, é voltado aos executivos que usualmente possuem uma boa performance nas organizações: entregam os resultados, cumprem as metas, os prazos, etc. Dessa forma, a empresa considera que ele tem muito valor e, por isso, oferece o aperfeiçoamento a fim de melhorar ainda mais a sua performance ou potencialmente trabalhar competências comportamentais que impedem seu crescimento sustentável. Em momentos de crise, o projeto de Coaching Executivo é muitas vezes oferecido a um executivo mais junior que seja promovido a um cargo mais sênior, por circunstâncias de mercado, e que necessite um suporte externo para que essa passagem não seja problemática em sua trajetória na empresa.

O Coaching de Carreira é oferecido quando o profissional se encontra em um momento de transição, desse modo, a EXEC o ajuda a estruturar este novo momento de sua carreira, através de um acompanhamento e de reflexões que façam o mesmo se preparar para um novo desafio. Somos contratados pela empresa, oferecendo ao executivo que está deixando a mesma, um apoio individualizado e próximo da realidade do mercado, sempre visando a carreira do executivo de longo prazo, e não simplesmente sua recolocação imediata.

Por fim, o Coaching Digital – exclusividade da EXEC no mercado, é voltado às empresas que estão passando pelo processo de transformação digital. Neste processo, é feito um assessement de competências digitais individual ou da equipe, identificando aqueles que precisam desenvolver as competências do mindset digital. É importante ressaltar que o coaching digital tem como foco os valores e as competências comportamentais dos profissionais, não abordando questões de formação técnica, apesar de também olhar para estes requisitos como ferramentas. Acreditamos que a transformação digital é uma mudança cultural e de pessoas, assim suportamos líderes para que possam ser agentes dessa mudança, fornecendo as ferramentas e o suporte necessários do lado humano.

Neste momento inédito que vivemos, com transformações profundas na economia e no mundo do trabalho, a demanda pelos serviços de coaching tem aumentado consideravelmente. E não é por acaso, são muitos executivos que neste momento vivem, ou viverão nos próximos meses, processos de transição de carreira, assim como um número também considerável de profissionais que buscam novos olhares diante dos grandes desafios digitais e de transformação apresentados pelas circunstâncias.

Dessa forma, essa forte demanda fez com que nós, da EXEC, nos mobilizássemos na oferta de soluções sob medida, apropriadas para o que temos vivido e observado neste período de crise. Com isso, além dos processos já oferecidos, desenvolvemos agora um produto que chamamos de “Pocket Coaching”, com o objetivo de atender essa nova demanda e capaz de oferecer não apenas conforto ou soluções emergenciais, mas promover uma reflexão profunda sobre como estes profissionais podem agir para se adaptar ao novo momento, capazes de conduzir as mudanças que suas organizações esperam de seus líderes. O Pocket Coaching é focado em um número menor de sessões (consequentemente com valor de investimento mais interessante para o momento), com maior frequência de encontros, misturando as técnicas do Coaching Executivo com as do Coaching Digital. É um processo prático e focado, visando entregas imediatas.

Na EXEC, acreditamos que o Coaching é uma peça estratégica nesse momento turbulento, pois qualquer grande mudança necessita de gestores com alto nível de auto-conhecimento e de competências comportamentais diferenciadas, necessários para a virada. Nossos sócios possuem anos de experiência como Coaches, com foco em transformação cultural e digital, estando prontos para apoiar os mais complexos projetos de desenvolvimento de executivos.

André Freire, Sócio-Direitor da EXEC