Conheça as mentees da 5ª edição do programa As Executivas do Amanhã

São 10 universitárias excepcionais que passaram por um processo de seleção extremamente detalhado, estruturado e acompanhado por nossos sócios e sócias, exatamente como é feito nas etapas de Executive Search. Após o processo de seleção cada uma delas foi acompanhada de perto por uma mentora que é uma executiva de sucesso, vasta experiência e com muito a ensinar.

 

Abaixo, um pouco da história de cada uma das 10 mentees selecionadas!

 

Karina Karim – Katia Souza

Karina Karim é uma mulher negra do subúrbio carioca, futura engenheira mecânica pela UFF, educadora social e entusiasta de arte espacial. É fruto da educação pública e descobriu na sua profissão a paixão por fazer engenharia e utilizá-la como uma ferramenta criativa para (re)pensar a sociedade e o espaço urbano a partir da inovação e tecnologia, superando desafios e empoderando sua comunidade. É pesquisadora em Ergonomia aplicada à Engenharia Mecânica pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI UFF – CNPQ) e estagiária da Engenharia da Qualidade R&D na Technip FMC. Compõe a equipe de produção de equipamentos hospitalares no projeto Frente UFF de combate ao Covid-19, a equipe de desenvolvimento de produtos do FabLab da UFF voltado para inovação tecnológica na área de saúde (Health, Science e Education Lab), é vice-presidente do Diretório Acadêmico Octávio Catanhede (DAOC UFF), desenvolve tecnologias sociais associadas à arte espacial no programa de residência SACI-E do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e é co-fundadora do OIA UFF (Oficina de Inovação e Ancestralidade) – projeto voluntário pautado em uma educação com igualdade de gênero, potencialização da voz jovem periférica no desenvolvimento de um ensino público de qualidade e decolonial. Integrou, de janeiro a março de 2020, o grupo de pesquisadores do Departamento de Termomecânica e Engenharia Ambiental da BUT (Brno University of Technology, República Tcheca) – na área de conforto térmico para a indústria automotiva, atuou por 2 anos como colaboradora de engenharia na Stock Car além da participação em projetos como o da NASA Rover Challenge.

 

Renata dos Reis – Lisiane Lemos

Renata Reis é uma mulher preta, Trainee de Inovação em Design Ops na MJV Technology e Innovation. Em 2014 formou-se em Estética e Cosmética, através de bolsa integral do Prouni na Universidade Salvador, em 2015 fez uma especialização em Estética Aplicada a Saúde, em 2017 voltou a faculdade para estudar Farmácia, pois queria se especializar em Cosmetologia.
Em 2020, durante a Pandemia e com tantas incertezas profissionais, Renata percebeu a necessidade de fazer uma transição de carreira. Começou a pesquisar e conhecer o mundo da tecnologia, logo entrou para o grupo UX Para Minas Pretas. Através de bolsas de estudos, muitas pesquisas, encontros e muito afeto, encontrou a área pela qual se apaixonou, User Experience. Carrega uma trajetória de 10 anos de experiência com atendimento ao cliente, Renata adquiriu um background diverso, tendo trabalhado em diversas áreas como: consultora de vendas, call center de telefonia, instrutora de informática voluntária em um projeto da prefeitura de Salvador, operadora de caixa numa empresa de comunicação visual e vendedora de cartão de crédito para um banco e consultora de vendas numa empresa de manipulação.
Em todos esses anos Renata aperfeiçoou suas habilidades de escuta ativa, passou a entender as dores do outro, começou a testar, desenhar e vender soluções específicas para cada necessidade de seus clientes.

 

Ana Luiza Carvalho – Camila Arruda

Ana Luiza Carvalho é graduada em Engenharia Civil pela Universidade Federal de São Carlos e atualmente é Engenheira Civil na Odebrecht Engenharia e Construção.
Natural de uma comunidade rural no interior de Minas Gerais, sua aproximação com a área de exatas se deu através de participações em olimpíadas de matemática e astronomia ao longo do ensino fundamental e médio, as quais resultaram em diferentes premiações, dentre elas uma bolsa de estudos do Instituto TIM a fim de viabilizar a realização da sua graduação em outro estado. Durante a universidade, na busca por um perfil multidisciplinar se envolveu em diversos projetos, como Iniciação Científica, Empresa Júnior, organização de eventos acadêmicos, voluntariado e programas de desenvolvimento de liderança. Acumula como experiências profissionais e estágios a participação em grandes empresas nacionais e multinacionais, com atuação em projetos de relevância para a engenharia nacional, dentre eles a Usina Hidrelétrica Baixo Iguaçu e a Linha 6 do Metrô de São Paulo.

 

 

 

Yasmin Andrade – Débora Ferraz

Yasmin Andrade é Business Partner Pleno no Itaú Unibanco e está para se formar em Administração através de bolsa integral do ProUni na Universidade São Judas.
Com 3 anos de experiência em Consultoria Pessoas e apoio a gestores, Yasmin tambem trabalhou 4 anos em diversas áreas de Finanças, como contas a pagar e receber em duas empresas diferentes, uma no ramo imobiliário e outra de publicidade, como auditoria Jr em uma rede de shoppings em São Paulo e com Controladoria em uma empresa de engenharia eletromecânica.
Depois de participar do Instituto ProA, curso profissionalizante que forma e desenvolve jovens pro mercado de trabalho, Yasmin se encontrou no ramo de RH, aceitando um novo desafio como consultora pessoas para atender a Rede de agências e posteriormente promovida para atender as áreas que estão em Comunidade.

Letícia Coelho Learth – Valentine Giraud

Letícia Learth é graduanda em Engenharia de Produção pela EESC-USP, mentee da 5° edição do programa executivas do amanhã e gerente de RH na extracurricular EESC USP TUPÃ, responsável por projetar e manufaturar um carro de corrida elétrico todos os anos.
Ainda em 2019, entrou pela primeira vez na universidade no curso de Engenharia Mecatrônica, também na EESC USP e em 2021 realizou a transferência para Engenharia de Produção. Nesse período, passou por experiências na Secretaria Academica do curso, como responsável pela organização de eventos, possuí breve experiência na área elétrica da EESC USP TUPÃ, onde aprendeu noções básicas de projeção de circuitos e programação em arduíno e, em seguida mudou de área e começou a trabalhar no setor administrativo da equipe, onde realizou diversos projetos, como o “Mulheres na Engenharia: da escolha ao mercado de trabalho”. No final de 2020 começou a atuar como gerente de RH da equipe e adquiriu experiências e habilidades relacionadas a liderança e comunicação, organização de eventos e processos de seleção, formalização de cultura de equipe e implementação de cultura organizacional.

 

Bárbara Schroeder – Dilma Campos

Meu nome é Bárbara Schroeder, sou natural de São Bento do Sul/SC e curso a sexta fase de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.
Sou apaixonada por gestão e comunicação. Desde que entrei na universidade tenho me envolvido com projetos nessas áreas.
Participei do Movimento Empresa Júnior por um ano e meio, onde atuei como diretora de projetos na Comunica! Empresa Júnior de Jornalismo da UFSC. Também desempenhei as funções de vice-presidente e coordenadora de marketing no UFSC Compete, projeto de extensão que auxilia na gestão e otimização das equipes de competição da universidade.
Atualmente sou coordenadora de conteúdo na imobles, startup catarinense do setor imobiliário. Por lá, sou responsável pelo planejamento de estratégias de inbound marketing, edição e revisão dos materias produzidos, bem como gestão do time de conteúdo.

 

 

Laura Rocha – Christiane Ferreira Neves

Laura Rocha é diretora de recursos humanos da Liga de Mercado Financeiro da UFSCar Sorocaba onde cursa Ciências Econômicas. Com 23 anos, Laura já fez parte de alguns lugares um tanto diferentes com o mesmo objetivo sempre: se desenvolver ao máximo em todas as oportunidades. Aos 14 anos decidiu estudar em um colégio interno onde conseguiu uma bolsa de estudo e lá ela moraria, estudaria e trabalharia. Ao se formar, estudou 3 anos de cursinho para cursar medicina e enfrentou muitas reprovações, o que acabou levando-a a arriscar em uma área diferente. Uma vez aprovada na Universidade Federal de São Carlos em Sorocaba, Laura participou da Empresa Júnior e posteriormente da Liga de Mercado Financeiro, onde começou como trainee de marketing e se tornou diretora de recursos humanos. Atualmente, Laura gerencia um time de 7 pessoas e, ainda apaixonada por desenvolvimento, é responsável por analisar o desenvolvimento dos 40 membros da entidade.

 

 

Letícya Souza – Thereza Moreno

Letícya Souza é graduanda em Ciências Econômicas com formação complementar em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente estagia no Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais na área de Inteligência de Mercado, na superintendência de Produtos e Inovação. Teve também passagem pela MRV Engenharia, estagiando na área de Planejamento Comercial, e pela UFMG Consultoria Júnior, onde atuou como consultora de projetos e diretora de Recursos Humanos.

 

 

 

Mariana Carolina Rezende – Elisangela Almeida

Mariana Carolina Rezende tem 22 anos, está no 4° ano da Faculdade de Direito de Franca, é pesquisadora na área de direito constitucional e tributário, alumni do curso “Politics, Law, & Economics” do Yale Young Global Scholars Program (2017) e fellow do Programa ProLíder (2019). Cursou todo ensino médio na rede pública de Guaxupé/MG(2015/17), representou o estado em programas como Parlamento Jovem Brasileiro (2016) e integrou a delegação brasileira do Caminhos do Mercosul 2016 no Uruguai. Atualmente é estagiária na área de Contencioso Tributário Judicial pelo Programa Jovens Talentos 2021 no Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados e tem como objetivo impactar a vida de milhares de pessoas por meio da educação, do acesso à justiça e à informação.

 

 

 

Samara Ribeiro – Carla Moraes

É natural de Timbaúba, interior de Pernambuco, e está cursando Administração na UFPE. Desde que ingressou na Universidade Pública, se envolveu em diversas atividades extracurriculares, tendo atuado como tutora no curso de Administração e participado da AIESEC, maior organização liderada por jovens no mundo, onde foi responsável pela gerência de um time de vendas para o Programa Voluntário Global.
Através de hackathons, eventos de tecnologia e empreendedorismo, desenvolveu projetos focados nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.
Em 2021, iniciou um trabalho voluntario e ingressou no time responsável pelo Dia Internacional da Juventude – movimento apoiado pela ONU. Junto a essa nova experiência, participou do Programa Fellowship do Instituto Liberdade Digital, realizando pesquisas focadas em temáticas de liberdade digital e o uso da tecnologia como ferramenta no exercício da democracia.
Atualmente, é estagiária no time de Recrutamento da Thoughtworks Brasil, uma consultoria americana global de tecnologia.

Últimas notícias

Receba as novidades
em seu e-mail

Ao informar meus dados concordo com a Política de Privacidade